Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

INGRESSO DOS POSTULANTES CAPUCHINHOS



O ingresso dos 09 (nove) postulantes aconteceu no dia 06 de fevereiro de 2012 em Águas Lindas de Goiás durante celebração eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Cláudio Fumegalli. Postulantes: Jakson, Everaldo, Leandro, Matheus, Arison, Edipo, Warley, João Luiz e Pedro Henirque.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RECONHECER E SERVIR

            Quando alguém se vê agraciado com algum favor não conseguirá ficar indiferente. Logo irá procurar uma maneira de retribuir esse favor, esse gesto. Ingratidão não cabe num coração desses, mesmo porque sentirá o quanto se faz necessário reconhecer que houve alguém que, vendo a necessidade em que se encontrava demonstrou generosidade agraciando com um gesto de amor.
            O Mestre dos mestres estava numa dessas suas costumeiras viagens de anúncio da palavra. Terminada a pregação na sinagoga saiu acompanhado de alguns discípulos e foi para a casa de Simão e André. “A sogra de Simão estava de cama, com febre e logo eles contaram isso ao Mestre. Ele foi onde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar. Então a febre deixou a mulher, e ela começou a servi-los.” (Mc.1,30-31)
            Essa mulher representa todos aqueles e aquelas que estão aguardando um coração generoso que os tire do sofrimento e lhes abra um caminho de esperança. São todos aqueles e aquelas que se encontram desanimados por não terem um emprego, não terem um lugar para morar, não terem o necessário para se alimentar e estão à espera de gestos e atitudes que os ajude a superar e conseguir um lugar ao sol.
            Essa mulher estava acamada. Por si nada poderia fazer. Não tinha forças. Não tinha saúde. Não tinha possibilidade alguma para agir. E via o tanto que precisava ser feito. Estava ansiosa em poder fazer algo pelos outros. Mas estava impossibilitada física e moralmente.
            Surgiu alguém em seu caminho. Vendo a situação em que se encontrava tomou-a pela mão. Eram as mãos que precisavam ser libertadas e fortalecidas para poder realizar aquilo que tanto desejava: fazer algo pelo bem dos outros. E isso aconteceu. Começou a servi-los.
            Enquanto existirem aqueles e aquelas que preferem se vangloriar falando por aí das tantas graças e bênçãos que recebem de Deus, essa mulher silenciosamente, sem nada falar, retomou sua tarefa e sua missão. Mostra que a mais nobre maneira de reconhecer os benefícios recebidos é colocar-se a serviço daquilo que tanto desejava que era ver outras pessoas felizes tanto quanto ela.
            Existem pessoas assim. Mas é preciso mais gente empenhada na causa do evangelho. Em vez de brigar, de alimentar ódio, indiferença, é bem mais honroso usar as próprias capacidades envidando esforços e colocando-os a serviço das boas causas.
             Trabalhar para transformar essa sociedade doente em uma sociedade sadia. Semear mais amor e menos ódio, mais misericórdia e menos indiferença, mais fé e menos descrença, mais perdão e menos vingança, mais paz e menos injustiça.
            Por mais que o ser humano faça em favor daqueles e daquelas que são sinais vivos da presença de Deus, dificilmente conseguirão retribuir o tanto que Deus merece. Mas Deus se contenta com aquilo que cada qual for capaz de retribuir. E concederá generosamente as bênçãos merecidas.
                                            Frei Venildo Trevizan OFMCap