Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

sábado, 25 de junho de 2011



             UM COPO DE ÁGUA

            Todos estão em procura de vida. A semente jogada ao chão e enterrada germina, rompe a terra e sai para respirar vida. Mesmo aquela que não foi enterrada encontra uma maneira de fazer com que suas raízes busquem umidade no chão para germinar e ir ao encontro da luz do sol e da vida
            Os animais, sejam grandes ou pequenos, sejam de qualquer tamanho, também buscam vida. Mesmo que seja por algumas horas, alguns dias, ou alguns anos. O tempo não importa. O que importa é viver. E fazer algo para perpetuar sua espécie.
            Os seres humanos procuram vida e vida o quanto mais plena possível. Mesmo que tenha de enfrentar fome, frio, doenças, perigos os mais diversos, não desistem. Querem viver. Querem perpetuar sua vida e sua espécie. E não há distinção. Todos querem viver.
            Mesmo que social e culturalmente façam distinção entre vida saudável e vida sofrida, todos querem viver. Mesmo que economicamente a sociedade crie classes distintas entre ricos e pobres, mesmo assim todo o ser humano luta pela própria vida, pela própria dignidade e pela própria felicidade. Vivendo em mansões ou em favelas a dignidade é a mesma, pois a filiação é uma só: todos são filhos e filhas do mesmo Deus que é pai e mãe de toda a humanidade.
            E a grandeza dessa vida não se mede pelos bens adquiridos, pelos títulos conquistados, pela posição social ocupada, mas pelo serviço prestado, pela disponibilidade em partilhar o que possui e o que sabe, pela alegria em amar e incentivar a quem necessite de algum estímulo para reencontrar o prazer de viver, de sorrir e de acreditar em seus sonhos e em suas esperanças.
            Levar a pessoa a acreditar em si, a amar o pouco que sabe para se colocar a serviço do bem e da vida. Despertar na pessoa o sentimento de acolhida, o milagre da convivência e a riqueza do perdão. E então descobrirá o caminho de Deus que está sempre disponível em acolher, amar e recompensar. Ele quer premiar cada filho e cada filha por aquilo que for capaz de produzir para o bem dos demais.
            Deus não olha o quanto alguém faz ou realiza de bom. Para ele não existe quantidade, mas qualidade. Não é o tanto que faz, mas como o faz. Na certeza de que os mínimos gestos, as mais simples atitudes, os mais humildes préstimos sempre serão acolhidos e abençoados.
            O querer fazer muito nem sempre será o melhor. O querer elaborar grandes projetos nem sempre garantirá o sucesso. Mas o realizar as tarefas diárias com carinho, o cumprir suas obrigações familiares com simplicidade, o exercer sua função na comunidade com amor, isso certamente deixará o coração feliz e a consciência serena.
            O Mestre dos mestres vivia no meio de um povo um tanto contraditório. Um povo que buscava algo para garantir uma vida melhor, mas esquecia que as grandes obras são feitas de pequenos gestos, e a comunidade se constitui de pequenas atitudes assumidas com amor.
            E ele é muito claro quando diz: “Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fria a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, eu garanto a vocês: não perderá a sua recompensa” (Mt.10,42). São os pequenos gestos que tornam um coração grande. É a atenção simples dada a quem sofre que garante a paz de espírito e a alegria da alma.
                                                                                                                     Frei Venildo Trevizan.

domingo, 19 de junho de 2011

O Amor vence tudo

Deus é amor...

            Quem ama procura todas as maneiras e formas para revelar o que se passa em seu interior. Tudo fará para transmitir seus sentimentos, seus desejos, seus sonhos e seus planos de vida. Mas sabe que, por mais que se esforce, dificilmente conseguirá revelar-se na totalidade do seu ser e do seu querer.
            Passa a vida inteira tentando. E sempre deparará com limitações. E quando perceber que esta vida está chegando ao fim entenderá que passou pelo mundo tentando, embora não conseguindo transmitir tudo quanto perpassou sua mente e sua vontade.
            Não será frustração e nem decepção. Pois, quem se propõe amar, sentirá uma enorme alegria em ter podido revelar o máximo de seus talentos dentro dos seus planos e suas limitações. Terá muitos motivos para celebrar a alegria de uma prolongada convivência e de uma feliz partilha de valores e sentimentos que cultivou em sua alma.
            É maravilhoso olhar para um casal que se encontra partilhando um longo e frutuoso caminho de amor. Apesar de tantos anos passados, o carinho entre eles continua edificante, o sorriso continua contagiante, o respeito continua sagrado e o amor se eternizando.
            Esse amor não terá fim. Esse amor jamais acabará. É um amor que vence tudo. Mesmo se acontecer um distanciamento provocado pela morte corporal, as mentes e os corações continuarão entrelaçados pela aliança da comunhão eterna na fidelidade.
            Quem ama não prende ninguém a si. Abre seu espírito para comunicar sua sabedoria em tudo o que lhe for possível. Sabe, contudo, não ser fácil essa comunicação e essa revelação de tudo quanto perpassa seu interior. As palavras se tornam frágeis. O olhar tenta revelar algo, mas nem tudo consegue. Os gestos se tornam pequenos e quase insignificantes diante da magnitude desse amor.
            Um amor humano que aos poucos se torna divino. E quem viver nesse amor irá conhecendo e vivendo o amor do próprio Deus, pois Deus é amor. E ama a cada um com um amor muito pessoal e muito familiar. Um amor que não exige nada em troca. Nada impõe. É gratuito e generoso. É um amor que gera vida e vida em plenitude.
            Os humanos dificilmente entenderão isso. Desejam amar. Sonham amar. Buscam entender esse amor. Mas se perdem pelo caminho. Uns em lugar do amor alimentam interesses egoístas e sufocam esse amor. Outros simplesmente exploram os sentimentos alheios. Exploram a beleza física, o econômico, o prazer, a posição social, o intelectual. Jamais viverão a profundidade do amor. Permanecerão na superficialidade e na ilusão.
            Seria muito bom vivenciar essa soberana verdade: “Deus é amor e quem ama conhece a Deus e permanece nele” (1Jo.4,16). Isso é para corações que alimentam sentimentos nobres. E sabem colocar Deus em seu devido lugar acolhendo e seguindo seus ensinamentos.
            É importante saber que ele nada impõe. Simplesmente propõe. A decisão dependerá do posicionamento que o ser humano assumir em sua liberdade e em sua vontade. Deus é quem toma a iniciativa de amar. E ama a todos: tanto ricos quanto pobres, tanto mártires quanto assassinos. Ele é totalmente amor, mesmo que nem todos entendam.
                      Frei Venildo Trevizan OFMCap

terça-feira, 14 de junho de 2011

13 de Junho, dia do Padroeiro






CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO:


https://picasaweb.google.com/108983907862227444616/SantoAntonioUltimoDiaDeFesta2011?locked=true#

segunda-feira, 13 de junho de 2011

sábado, 11 de junho de 2011

12 de junho

AOS NAMORADOS

            Os jovens alimentam grandes sonhos. Mostram-se generosos em seus sentimentos. São muito férteis em suas propostas, atitudes e desejos. E são tantos que nem sempre conseguem organizar e coordenar devidamente. E isso causa em muitos certa ansiedade que pode levar a frustrar suas próprias esperanças de vida plena.
            Esses jovens se encontram em meio a tantos desafios que não conseguem delinear seus verdadeiros e sérios objetivos. Sentem-se um tanto perdidos e até confusos. Para onde ir? O que fazer? Quem escolher? Essas e tantas outras interrogações perpassam a mente deixando-os muitas vezes perplexos e inquietos.
            Constatamos com apreensão que muitos desses jovens passam também por certas situações que os afetam significativamente: situações de pobreza que limitam terrivelmente muitos dos seus sonhos; situações de crise na família em que vêem diluir seus anseios de amor e de segurança afetiva; o ambiente escolar com uma enorme dívida, pois as condições de estudo e de convivência encontram-se extremamente fragilizadas e a educação de baixa qualidade.
            Além disso, são constantemente assediados por falsas ilusões de felicidade entrando nos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do alcoolismo e tantas outras formas de violência e de criminalidade.
            É a ilusão de encontrar um sentido mais seguro para suas vidas. É a ilusão de abrir novos horizontes para assegurar a paz de espírito que não acontece nesses ambientes.
            É preciso acreditar que existem outras alternativas. Existem possibilidades muito mais alegres e convincentes. Tudo depende do ambiente que organizar e freqüentar. Mesmo que não existam os desejados e necessários pontos de referencia para assegurar a felicidade sonhada, é possível ser feliz desde que alimente sua mente e seu coração com sentimentos otimistas e generosos.
            O ambiente influencia muito. Mas é possível influencia-lo também. Tudo depende das convicções e dos pensamentos que se elaboram e se praticam. Se existem grupos interessados em oferecer matéria enganosa através da comunicação virtual, podem existir grupos que ofereçam algo mais saudável e mais valioso.
            É preciso convencer-se que a felicidade é possível. É possível encontrar alguém com quem planejar, elaborar e viver um grande e maravilhoso amor. É possível traçar planos e sonhos em constituir uma família onde o respeito e a harmonia se tornem partilha e celebração diária e onde os projetos pessoais estejam sempre em sintonia com a outra parte.
            É possível organizar um lar bem estruturado e aconchegante assegurando alegria e paz de espírito. Um lar onde cada qual seja capaz de colaborar com sentimentos e atitudes que alimentem e fortaleçam o amor tão sonhado e tão rico de valores.
            É preciso não ter pressa. Analisar com seriedade e perspicácia os defeitos e virtudes, as atitudes e as propostas, o modo de ser e de fazer. Não é a simples atração física que deverá prevalecer. Não é a beleza que deverá mandar, mas a capacidade de responder aos desafios constantes do dia a dia, a sinceridade nas propostas e o compromisso pessoal.
                                                                                                  Frei Venildo Trevizan OFMCap

terça-feira, 7 de junho de 2011

sábado, 4 de junho de 2011

Horário de Missas

Terça-feira: 7h e 19h
Quarta-feira: 19h
Quinta-feira: 19h
Sexta-feira: 19h
Sábado:16h

Domingo
8h
10h
17h30
19h30

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Atividades Semanais


                                   EVENTOS SEMANAIS na MATRIZ
                          MATRIZ SANTO ANTÔNIO


SEGUNDA
v       Reunião dos Vicentinos 1ª segunda-feira – 19:00 – Matriz
v       Reunião do NATA – 19:30 – Salas de catequese
v       Atendimento de Oração - 19:00 – Matriz – RCC  ☺☺
v       At. Ambulatorial -14:00 às 17:00 – Past da Escuta  (Carlinda)☺☺
v       Oficina de Oração e Vida – 15:00 as 17:00 hs Sala de Catequese
TERÇA
v       Teologia Pastoral – 19:30 as 21:30 – Matriz – Salão catequético
v       Missa – 07:00 e 19:00 – Matriz
v       2ª terça-feira – distribuição das cestas – Vicentinos – 08:00
v       3ª Terça-feira do mês Reunião dos Líderes da Pastoral da Criança ☺☺
v       4a. terça-feira – 17:00 – Matriz – Missa Idosos e Enfermos
v       Pastoral da Escuta – 19:30 às 21:00 -   Paulo e Gorete  ☺☺
QUARTA
v       Reunião do ECC – toda 4ª feira – 20:00 – Salão catequético
v       Reunião de Liturgia – 19:00 – Matriz – Equipe ☺☺
v       Missa – 19:00 - Matriz
v       Missa toda última 4 ª feira – 20:00 – ECC
v       Aula de artes toda 4ª feira – 14:00 às 17:00 S. festa
QUINTA
v       Renovação Carismática Católica – 20:00 – Matriz. ☺☺
v       Catequese Adultos (Escola da Fé) – 19:30 – Salão menor ☺☺
v       Missa – 19:00 - Matriz
v       Teologia Pastoral – 19:30 às 21:30 – Matriz – Salão catequético
v       Adoração ao Santíssimo – 15:00 - Matriz
SEXTA
v       Reunião do Dízimo( 1ª Sexta) – 20:00 às 21:30 –  Salão Catequético
v       Missa – 19:00 - Matriz
v       Terço da Misericórdia – 18:00 – Matriz ☺☺
v       Missa do Coração de Jesus - 1ª.sexta-feira – Apostolado da Oração
v       Reunião RCC – Toda sexta-feira – Sala 1 ☺☺
v       3º. Sexta-feira do Mês – Reunião Ministros – 19:30 – Matriz
v       1º sexta-feira do Mês – Cantar para Jesus
SÁBADO
v       Catequese – 08:00 – matriz – Sala de catequese
v       Missa – 16:00 – Matriz
v       Grupo de Oração – 13:30 – Matriz – RCC ☺☺
v       Reunião Pastoral da Saúde – 17:00 – Salão Catequético
v       3º Sábado reunião da Equipe Vocacional - ás 17:00 h – Matriz ☺☺
v       Celebração da Vida – Past. da Criança – 1º Sábado
DOMINGO
v       Missas às 08:00 – 10:00 - 17:30 – 19:30 – Matriz
v       Crisma – 08:00 as 9:45 – Matriz ☺☺
v       Domingo do Quilo - 1 º do mês – Vicentinos
v       1º. Domingo – reunião Pastoral Vocacional – 16:00 – Matriz ☺☺
v       Ultimo domingo – Reunião Apostolado da Oração – 15:00 – Matriz