Endereço

Avenida Circular, 212 - Setor Pedro Ludovico - Goiânia - GO

sábado, 11 de junho de 2011

12 de junho

AOS NAMORADOS

            Os jovens alimentam grandes sonhos. Mostram-se generosos em seus sentimentos. São muito férteis em suas propostas, atitudes e desejos. E são tantos que nem sempre conseguem organizar e coordenar devidamente. E isso causa em muitos certa ansiedade que pode levar a frustrar suas próprias esperanças de vida plena.
            Esses jovens se encontram em meio a tantos desafios que não conseguem delinear seus verdadeiros e sérios objetivos. Sentem-se um tanto perdidos e até confusos. Para onde ir? O que fazer? Quem escolher? Essas e tantas outras interrogações perpassam a mente deixando-os muitas vezes perplexos e inquietos.
            Constatamos com apreensão que muitos desses jovens passam também por certas situações que os afetam significativamente: situações de pobreza que limitam terrivelmente muitos dos seus sonhos; situações de crise na família em que vêem diluir seus anseios de amor e de segurança afetiva; o ambiente escolar com uma enorme dívida, pois as condições de estudo e de convivência encontram-se extremamente fragilizadas e a educação de baixa qualidade.
            Além disso, são constantemente assediados por falsas ilusões de felicidade entrando nos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do alcoolismo e tantas outras formas de violência e de criminalidade.
            É a ilusão de encontrar um sentido mais seguro para suas vidas. É a ilusão de abrir novos horizontes para assegurar a paz de espírito que não acontece nesses ambientes.
            É preciso acreditar que existem outras alternativas. Existem possibilidades muito mais alegres e convincentes. Tudo depende do ambiente que organizar e freqüentar. Mesmo que não existam os desejados e necessários pontos de referencia para assegurar a felicidade sonhada, é possível ser feliz desde que alimente sua mente e seu coração com sentimentos otimistas e generosos.
            O ambiente influencia muito. Mas é possível influencia-lo também. Tudo depende das convicções e dos pensamentos que se elaboram e se praticam. Se existem grupos interessados em oferecer matéria enganosa através da comunicação virtual, podem existir grupos que ofereçam algo mais saudável e mais valioso.
            É preciso convencer-se que a felicidade é possível. É possível encontrar alguém com quem planejar, elaborar e viver um grande e maravilhoso amor. É possível traçar planos e sonhos em constituir uma família onde o respeito e a harmonia se tornem partilha e celebração diária e onde os projetos pessoais estejam sempre em sintonia com a outra parte.
            É possível organizar um lar bem estruturado e aconchegante assegurando alegria e paz de espírito. Um lar onde cada qual seja capaz de colaborar com sentimentos e atitudes que alimentem e fortaleçam o amor tão sonhado e tão rico de valores.
            É preciso não ter pressa. Analisar com seriedade e perspicácia os defeitos e virtudes, as atitudes e as propostas, o modo de ser e de fazer. Não é a simples atração física que deverá prevalecer. Não é a beleza que deverá mandar, mas a capacidade de responder aos desafios constantes do dia a dia, a sinceridade nas propostas e o compromisso pessoal.
                                                                                                  Frei Venildo Trevizan OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário